quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Terapia de reposição hormonal

Terapia de Reposição Hormonal e Risco de Desenvolver Câncer de Mama

Ainda é inconclusiva tal afirmação. Estudos realizados não distinguem uso de TRH com estrogênio só ou combinado com a progesterona.

A duração do uso de TRH parece ser ainda o fator de risco mais significante. As pesquisas indicam que a TRH iniciada após o aparecimento da menopausa não aumenta o risco de câncer de mama significativamente se usado durante menos de 5 anos .

Depois de 5 anos, o risco relativo aumenta uma vez e meia, particularmente em mulheres com idade acima dos 60 anos. O risco relativo é reduzido após a parada de TRH, e desaparece completamente após 5 anos sem uso de TRH. Os dados não diferem significativamente entre TRH com ou sem progesterona.

Uma história de doença de mama benigna não evidenciou mudança do risco. Também foi observado que a TRH, em mulheres com história familiar de câncer de mama, não parece estar relacionada a maior risco de desenvolver câncer de mama comparada com as mulheres sem uma história familiar .

Mostrou-se que mulheres que tiveram seu diagnóstico de câncer de mama na vigência do uso de TRH apresentaram tumores com grau histológico mais baixo e nenhum risco maior de recidiva. Tal observação se refere a TRH com ou sem progesterona .

Em mulheres que tiveram uma menopausa precoce, artificialmente induzida , a TRH não levou a risco mais alto. Não há nenhuma indicação para seguimento especial deste grupo.

Raloxifene (que é um MSRE - modulador seletivo de receptor de estrogênio) foi liberado , recentemente, para uso na prevenção de osteoporose. Nesta função é geralmente usado substituindo a TRH. Infelizmente, raloxifene também tem ação anti estrogenica , causando assim ondas de calor e suores como também secura vaginal . Permanece desconhecido se confere proteção contra doenças do coração .



Pílula e risco de desenvolvimento de câncer de mama
Há um interesse significativo na hipótese da exposição das mamas a um nível mais elevado de hormônios - estrogênio e progesterona, possa dar origem ao desenvolvimento de células malignas.

Há dois tipos de pílulas :

* Combinadas : Contém os dois hormônios sintéticos femininos : estrogênio e progesterona.

* Simples: Contém somente progesterona.

O Grupo Colaborativo nos Fatores Hormonais de Câncer de Mama, observou, através de estudos epidemiológicos que, durante o uso de pílulas combinadas e no período subseqüente de 10 anos após a interrupção, há um ligeiro aumento do risco relativo de desenvolvimento de câncer de mama. O mesmo estudo demonstrou não haver risco significativo após os 10 anos de interrupção do uso.

O risco relativo é de 1.24 para as usuárias atuais, em mulheres que pararam entre 1 e 4 anos o risco é de 1.16, e nas que cessaram o uso entre 5 e 9 anos é de 1.07. (Define-se "Risco Relativo"-RR de contrair determinada doença, como a proporção entre sua incidência no grupo exposto ao fator conhecido pela incidência no grupo não exposto. Assim , RR de 1.24 significa aumento de 24 % no risco para a exposiçào ao fator estudado).

Observou-se também que o câncer de mama diagnosticado entre usuárias de pílula tende a ser menos avançado do que as que nunca usaram pílula.

Não houve diferença significativa no câncer de mama, desenvolvido em mulheres com ou sem história familiar de câncer de mama.

Atualmente considera-se que o uso de pílula não é contra indicado em mulheres com história de doença benigna de mama.

É importante salientar que a análise do Risco - Benefício é extremamente válida em algumas circunstâncias. Neste caso o uso de anti-concepcionais, deve ser analisado também pelo efeito protetor que os mesmos apresentam no desenvolvimento dos cânceres de ovário e endométrio, particularmente em mulheres com história familiar.

Nenhum comentário: